A influenciadora Virgínia Fonseca declarou estar há dois meses em uma dieta rigorosa. Onde come cerca de 20 ovos por dia após o parto do terceiro filho. Aí surge a dúvida: dieta de único alimento atrapalha a saúde?
Entenda o perigo da dieta de único alimento
O médico do esporte e nutrólogo Dr. Thiago Viana relatou que o corpo humano precisa de uma grande variedade de nutrientes para funcionar adequadamente e uma dieta extremamente restritiva compromete esse equilíbrio.
“Em longo prazo, esse tipo de alimentação pode levar a problemas como fadiga, baixa imunidade e dificuldades para manter o emagrecimento. Mesmo que o alimento escolhido seja saudável, o consumo exagerado pode trazer desequilíbrios nutricionais,” argumentou.
Um dos exemplos é o ovo, que é rico em proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, mas que não contém todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente.
“Além disso, a falta de carboidratos, fibras e outros nutrientes essenciais pode causar prisão de ventre, falta de energia e até problemas mais sérios de saúde, como deficiências vitamínicas”, destacou.
Recado final
Uma alimentação que funciona para uma pessoa pode não ser eficaz ou até prejudicial para outra. É sempre importante consultar um profissional especializado para avaliar um perfil antes de adotar qualquer tipo de dieta ou restrição alimentar.
“Cada pessoa possui necessidades nutricionais individuais baseadas em fatores como idade, sexo, nível de exercício físico, condições de saúde e até fatores genéticos. Além disso, seguir uma dieta sem orientação profissional pode resultar em deficiências nutricionais e até mesmo complicações mais graves, como desidratação ou distúrbios alimentares. O melhor caminho para uma alimentação saudável é a variedade e o equilíbrio”, concluiu o Dr. Thiago Viana.
Powered by WPeMatico
Share this content: