Pesquisa reprova suplementação de colágeno; especialista comenta

O colágeno é a proteína responsável pela elasticidade da pele. Ou seja, contribui para parte estética, exemplos: prevenção de rugas e estrias e manutenção do cabelo e unhas.

Acontece que essa proteína não é indicada para depois do treino. Quem garante é a turma de pesquisadores das instituições holandesas Maastricht University Medical Centre e University of Applied Sciences. Que reprova suplementação de proteína de colágeno após o exercício.

Saiba o veto da suplementação de proteína de colágeno após o exercício

Tudo iniciou-se com a hipótese levantada por esses estudiosos. De que em contraste com a de colágeno a proteína do soro consegue aumentar as taxas de síntese de proteína miofibrilar no pós-treino.

Assim, os cientistas escolheram 45 homens e mulheres jovens saudáveis para ingerir 30g de proteína de soro de leite, 30 g de proteína de colágeno ou um placebo não calórico depois de uma única sessão de treino de força.

Logo após esse experimento houve as constatações, que o trabalho de força “turbina” as taxas de síntese de proteína conjuntiva miofibrilar e muscular em atletas recreativos masculinos e femininos.

Que o consumo de proteína de soro de leite na recuperação do exercício eleva as taxas de síntese de proteína miofibrilar, mas não na parte muscular. E, principalmente, que a ingestão de proteína de colágeno na recuperação do exercício não cresce a síntese de proteína conectiva muscular e tampouco miofibrilar.

A palavra do especialista

“Quando for planejar estratégias para recuperação pós-exercício, é importante considerar uma variedade de fontes de proteínas completas, que forneçam todos os aminoácidos essenciais necessários para a reparação e crescimento muscular adequados”, opinou em entrevista exclusiva para o Sport Life o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.

Powered by WPeMatico

Share this content: