Tempo seco? 3 dicas para praticar exercícios com baixa umidade

As ondas de calor e aumento da poluição do ar estão entre as principais preocupações de quem não abre mão do esporte em meio a este período seco. Dessa forma, o nutrólogo e médico do esporte Dr. Thiago Viana vai transmitir os três cuidados para praticar exercícios físicos com baixa umidade.

O trio de cuidados para fazer exercícios físicos com baixa umidade

Selecione um local

É preciso escolher um espaço, horário e a intensidade do exercício para evitar os riscos da desidratação. E também os efeitos perigosos do calor extremo como o cansaço, tonturas e a sobrecarga pelo stress térmico.

“Em ambientes com baixa umidade, abaixo de 30%, o ar seco pode levar ao ressecamento das vias respiratórias. Assim, o corpo perde líquidos mais rapidamente causando desidratação, o que torna a prática de exercícios mais desconfortável e até perigosa”, alertou.

Temperatura amena

“Para quem precisa manter a rotina de treinos, as práticas de baixa e moderada intensidade são as mais indicadas. Já as de alto impacto precisam de extrema cautela ou até renúncia. Recomendo que os treinos ocorram nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde quando as temperaturas estão mais amenas e a umidade tende a ser mais alta”, garantiu.

Hidratação

“A água é a principal fonte de hidratação tanto em atividades ao ar livre quanto em ambientes fechados. A água de coco também é uma excelente opção por conter eletrólitos, que ajudam a repor os minerais perdidos em treinos mais longos. Já as bebidas esportivas podem ajudar em atividades intensas e prolongadas com moderação. Outra orientação importante é evitar bebidas com cafeína e álcool, que podem desidratar o corpo”, encerrou o Dr. Thiago Viana.

Powered by WPeMatico

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *